Imagem capa - Festa de debutante: qual significado das tradições? por Sergio Scarpelli
Debutante

Festa de debutante: qual significado das tradições?

A festa de debutante é um momento muito esperado por diversas jovens que vão completar 15 anos de idade. As celebrações modernas ainda contemplam diversas das tradições antigas que se originaram com a celebração.


O termo debutante deriva da palavra francesa début, que significa início ou estreia. E representa o rito de passagem da menina que está se tornando uma mulher. Diversas tradições circundam o evento e possuem uma história que as acompanha.

A festa de debutante teve início na Europa antiga e foi trazida para o Brasil mantendo diversos dos seus costumes e tradições.

Quer saber o significado por trás das tradições das festas de debutantes? Continue lendo e fique por dentro.

 

Quais são as tradições de uma festa de debutante?

Você já conhece as tradições que estão presentes em uma festa de debutante tradicional? Hoje em dia, diversas atrações existentes nas festas de 15 anos são diferentes das quais acompanhavam as festas tradicionais. Porém, as tradições cerimoniais ainda permeiam, mas com algumas adaptações aos tempos modernos.

Conheça algumas das principais tradições das festas de debutantes e seus significados e veja o que mais se adapta a sua festa ou como você pode adaptar a tradição à modernidade.

A valsa

A valsa é uma tradição que vem desde a época em que os bailes de debutantes eram realizados na Europa e até hoje está fortemente presente nas festas de debutantes.


Isso porque a valsa representa a primeira dança da menina, não mais como menina na vida infantil, mas como jovem adolescente. É dançada a primeira valsa com o pai, a segunda com o avô, padrinho, tio ou amigo e a terceira valsa, com o príncipe de gala.

 

A entrega da joia

Logo antes da primeira valsa, com o pai, a debutante é presenteada por ele com uma joia. Geralmente o pai faz uma homenagem à filha e a presenteia com uma joia que pode ser um anel solitário, um colar ou uma pulseira.

Essa joia representa a passagem do tempo e a entrada da debutante na vida adulta, além do acessório servir como uma peça para transformar a menina em mulher, complementa o seu visual e tem um significado especial.


Troca do vestido

Na entrada da festa de debutante, geralmente era parte da tradição receber os convidados com um vestido mais simples e de cunho mais infantil. Isso porque, na hora de cerimônia, da valsa e da entrega da joia, a debutante se apresenta para os convidados com um vestido diferente, mais adulto e decorado.

Troca do sapato

Além da troca do vestido, a aniversariante na sua festa de debutante ainda faz a troca do sapato que simboliza, assim como a joia e o vestido, a entrada na vida adulta. Como crianças não tinham permissão para usar sapatos de salto, a troca do sapato baixo para um sapato de salto simboliza justamente essa mudança de fase na vida da jovem.

Os 15 casais ou 15 damas

São escolhidas 15 damas que podem ser acompanhas por 15 cavalheiros, formando assim quinze casais que irão entrar no salão e formar um corredor para anteceder a entrada da aniversariante no salão. Nas festas tradicionais os casais ainda podem dançar a valsa ao redor da debutante e seus trajes devem contrastar com o da aniversariante.

Os casais ou damas da festa de debutante, durante a valsa devem segurar uma vela, na qual a aniversariante vai ir apagando uma por uma durante a dança. Simbolizando o fim dos anos que já passaram e a entrada na vida adulta.


Existem diversas tradições que você pode adaptar aos dias atuais. Se você vai fazer uma festa de debutante mais moderna e não quer optar por uma valsa tradicional, pode fazer uma valsa maluca ou uma coreografia divertida com os seus melhores amigos e apresentar aos seus convidados. Está super na moda e faz sucesso nas festas!

Na hora de planejar a sua festa de debutante, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto e que estão prontos para ajudá-la com a organização e realização do seu sonho do início até a execução completa.