Imagem capa - CERIMÔNIA DA ÁRVORE por Sergio Scarpelli
Tipo de CerimôniaCasamentos

CERIMÔNIA DA ÁRVORE

O casal Roberta e Lucas optaram por realizar a “Cerimônia da Árvore”,  uma forma romântica e natural de celebrar a união dos noivos.

Cerimônia realizada no Sítio Ninho dos Malagafinhos/Jundiaí


Este  lindo ritual é perfeito para quem pretende casar ao ar livre e para os  casais que amam a natureza, tem um significado maravilhoso.

A árvore  precisa de muito amor, cuidado e uma base firme para crescer linda e  forte, exatamente como um casamento. É devido a esse simbolismo que  muitos casais optam por essa cerimônia.


Enquanto o celebrante  discursa sobre o casamento, os noivos vão colocando um pouco de terra  em um vaso com a muda da árvore. Depois da terra, os noivos devem pegar  juntos o regador e regar a plantinha.


Há um poema de Fernando  Pessoa que diz: “Segue o teu destino, / Rega as tuas plantas, / Ama as  tuas rosas. / O resto é a sombra / De árvores alheias.” Esse é o mote  dessa cerimônia: plantar uma árvore que simbolize o amor do casal, que  deverá ser cultivada no decorrer do relacionamento, regada e cuidada  como algo valioso, que pertence só aos dois, deixando de lado naquele  momento “a sombra de árvores alheias”.


A Cerimônia da Árvore é ideal para noivos que amam a natureza e desejam realizar um casamento com clima mais bucólico e intimista. Pode ser um mini wedding, feito ao ar livre, em um sítio ou jardim, no estilo Boho Chic e até mesmo uma Festa Caipira. Fica a critério dos noivos. O que importa é o significado do momento e a disposição dos noivos em cuidar daquela planta, dali em diante, como símbolo do amor que os uniu.